30 de dez. de 2008

29 de dez. de 2008

Aquecimento global ameaça Américas com aumento de doenças infecciosas

Por conta do aquecimento global, as Américas poderao ser atingida por doenças infecciosas transmitidas por insetos, pela água ou pela alimentação em um futuro próximo. Três pesquisadores do Instituto de Pesquisas do Hospital para Crianças de Toronto (Canadá), Amy Greer, Victoria Ng e David Fisman, descreveram as conseqüências do aumento previsível da temperatura e das precipitações num artigo editado pela publicação especializada "Canadian Medical Association Journal".As incidências das infecções pulmonares provocadas por agentes transmitidos pela água serão muito provavelmente amplificadas, tanto na sua virulência quanto no crescimento da sua área de atuação, pelas modificações do clima. Este deverá ser o caso da legionelose, cuja "incidência culmina durante os meses mais quentes, enquanto os riscos (de ocorrências) aumentam quando o clima se torna chuvoso e úmido", relatam Amy Greer e seus colegas. Em sua opinião, "a moléstia digestiva transmitida pela água que apresenta as maiores condições de se intensificar como resposta à alteração climática mundial é a cólera", cuja manifestação "poderia aumentar consideravelmente".

25 de dez. de 2008

2009 será bem melhor

Sem duvida que o mercado sustentavel tera seu grande marco em 2009. As oportunidades serao enormes, visto que todos querem investir em algo que traga um alto retorno sobre o investimento (ROI). As espectativas sao grandes e muitas empresas e investidores vao buscar alternativas sustentaveis (reais e nao fantasias e mal uso). Alguns numeros interessantes :
Barack Obama disse "vou reformar os predios publicos, como ajuda a crise economica. Todos vao ser sustentaveis"
As edificacoes verdes podem custar ate 5 % a mais que as convencionais, mas , permitem reduzir em media :
70 % dos residuos gerados, 40 % consumo de agua, 35 % das emissoes de dioxido de carbono e 30% do consumo de energia

Agua X Energia

Creio que um tema importante a ser considerado como prioritario deve ser a relacao Agua X Energia. Nao sei se todos sabem, mas, temos ideias fantasticas, mas muitas vezes esquecemos do famoso balanco. So vou comentar e nao concluir, pois deixo este tema como aberto para uma analise mais profunda.
Um carro a alcool rodando 100 km, quanto necessita de agua ? (producao do alcool) X o mesmo com uso da gasolina.
Uma usina nuclear para produzir x de eletricidade X uma hidroeletrica, etc.....
Temos varios casos que uma simples definicao pode acabar com uma das fontes mais preciosas do planeta, a agua.
Minha sugestao e que estudem melhor esta relacao Agua X Energia. Uma depende da outra e se nao for feito nada, algo vai passar e sera bem complicado
Li um artigo na revista Scientific American Earth 3.0 que fala muito sobre este tema.

24 de dez. de 2008

Good 2009 for all

Momento

Ja faz algum tempo que a palavra da moda é crise. A cada dia somente escutamos, lemos, conversamos sobre o tema. Nosso papel na sociedade e neste maravilhoso planeta é trazer algo de novo e sem duvida o momento chegou de fato. Temos um sistema financeiro requerendo mudancas, um sistema social requerendo mudancas e sem duvida nada disto vai funcionar se nao houver mudancas para ajudar o PLANETA. Podemos ter dinheiro, mas onde vamos usar se o PLANETA esta morrendo ?. Alem disto, e os seres humanos ? quem esta pensando nisso ? Como sera a vida de todos nos em 2009 ? CRISE ? Eu pelo menos nao vou aceitar esta palavra como parte de minha vida. Que tal usarmos outras palavras e realmente fazer algo ? Sugiro uma palavra que uma pessoa muito querida me diz todos os dias ALEGRIA. Boas festas a todos e um 2009 com muita ALEGRIA.

22 de dez. de 2008

USP - edificação ambientalmente sustentável


A Universidade de São Paulo promoveu , o lançamento oficial do projeto do Centro de Estudos de Clima e Ambientes Sustentáveis (Cecas), a primeira edificação ambientalmente sustentável da Cidade Universitária “Armando de Salles Oliveira”, em São Paulo.
Segundo o vice-diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e diretor do projeto, Marcelo de Andrade Romero, foram considerados três pressupostos básicos na construção da nova edificação do campus: a maximização da relação arquitetura versus clima, como forma de reduzir os futuros consumos energéticos (tecnologias solares passivas); a utilização das tecnologias ativas com baixo consumo de energia e a implantação de iniciativas de sustentabilidade e reduzido impacto ambiental durante as etapas de construção, uso e operação do edifício.

Artico 2006


Artico 1979


Veja as principais resoluções da conferência da ONU sobre clima

A reunião das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, em Poznan, na Polônia, terminou na madrugada deste sábado sob críticas de países em desenvolvimento e ambientalistas.
A conferência marca a metade do caminho para um novo acordo sobre emissões de gás carbônico, que deve ser fechado em Copenhague, Dinamarca, no final de 2009.
O novo acordo vai substituir o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012

ONU afirma que 2008 foi o 10º ano mais quente desde meados do século 19

O ano de 2008 foi o décimo mais quente desde meados do século 19, quando começaram a ser feitos os registros, e em diferentes partes do mundo houve fenômenos meteorológicos extremos, o que confirma a tendência de aquecimento global do planeta.A Organização Meteorológica Mundial (OMM), agência ligada à ONU (Organização das Nações Unidas), fez a revelação em seu relatório anual divulgado nesta terça-feira.

18 de dez. de 2008

Projetos interessantes

Algo novo e interessante, para conhecer
www.clickarvore.com.br

Noticias do Brasil

Belo Horizonte, tem cerca de 1000 predios, entre hoteis, residencias e hospitais, que usam a luz do sol para aquecimento da agua

16 de dez. de 2008

Comentario

Cada dia que passa, estamos vendo iniciativas em direcao a sustentabilidade. Existem programas serios e programas so para exibir a tendencia. Para sorte do Planeta, muitas empresas e pessoas estao tratando do tema com seriedade. Eu pessoalmente continuo trabalhando para conquistar mais e mais adeptos a sustentabilidade. Cada um pode fazer algo pequeno, mas que valera muito. Lendo a revista Exame em mais detalhes (outubro/2008- Sustentabilidade- 20 empresas modelo), vejo que ainda podemos ter esperanca em dias melhores. E voce tem algo para contribuir ?

12 de dez. de 2008

Para pensar

Este e legal

Noticias da Conferencia do Clima (Polonia)

No evento paralelo promovido pelo governo brasileiro na Conferência do Clima o ministro do meio-ambiente Carlos Minc pediu aos países desenvolvidos e em desenvolvimento que, assim como o Brasil, anunciem como planejam combater às mudanças climáticas na próxima década.No ocasião, o ministro debateu com conferencistas brasileiros, representantes da sociedade civil, a respeito do Plano Nacional de sobre mudanças do Clima e o Fundo Amazônia, ambos lançados na Conferência. O ex vice presidente norte americano Al Gore elogiou o plano brasileiro. Se seguido à risca o plano pode ser um sucesso na mitigação das emissões brasileiras de gases de efeito estufa. A décima quarta Conferência do Clima encerra-se nesta sexta feira (12/12) e sua próxima edição acontecerá em Copenhague, Dinamarca em dezembro de 2009.

11 de dez. de 2008

PIB - Mudanças Climaticas

A mudança climatica podera afetar o PIB da AL, numa retraçao de US$11,2 bilhoes. Os setores mais afetados seriam turismo (aumento dos furacoes e subida do nivel do mar). Informaou o Banco Mundial dia 10/12 na Polonia

8 de dez. de 2008

Clima pode fazer 6 milhões de refugiados por ano, diz ONU

O impacto da mudança climática pode gerar 6 milhões de refugiados por ano, metade dos quais devido a catástrofes como inundações e tempestades, disse na segunda-feira o alto-comisário-adjunto da ONU para refugiados, Craig Johnstone.
O Acnur (agência da ONU para refugiados) baseia-se em estimativas conservadoras, segundo as quais o aquecimento global deve expulsar de 200 a 250 milhões de pessoas das suas casas até meados do século, disse o funcionário.
"Isso significa o deslocamento de algo como 6 milhões de pessoas por ano, um número estarrecedor", disse ele à Reuters em Poznan, onde acontece até dia 12 uma conferência climática da ONU.

Porque estamos aqui

Este blog quer a sua participacao. Divulgue, envie sugestoes, estamos querendo a participacao de todos neste processo de melhoria continua do nosso PLANETA

5 de dez. de 2008

Como funciona o Protocolo de Kyoto

Luís Indriunas. "HowStuffWorks - Como funciona o Protocolo de Kyoto". Publicado em 21 de setembro de 2007 (atualizado em 01 de dezembro de 2008)
http://ambiente.hsw.uol.com.br/protocolo-kyoto.htm
(04 de dezembro de 2008)

4 de dez. de 2008

Brasil descarta crédito de carbono para proteger Amazônia

Poznan (Polônia)
O Brasil descartou nesta quinta-feira a possibilidade de deixar os países ricos compensarem suas emissões de gases do efeito estufa com contribuições financeiras para a proteção da Floresta Amazônica, uma idéia que vem sendo discutida ativamente na União Européia.
A conferência na Polônia segue até o dia 12 e visa preparar o terreno para um novo tratado sobre o clima até o fim de 2009 para substituir o Protocolo de Kyoto.

2 de dez. de 2008

Brasil

Minc: Mudança climática é produto de erros cometidos
A tragédia em Santa Catarina foi o principal assunto discutido durante a divulgação do Plano Nacional sobre Mudanças Climáticas em Brasília. No encontro, o presidente Lula pediu o aumento do limite de saque do Fundo de Garantia para as vítimas de calamidades. Mais informações em UOL
Notícias http://noticias.uol.com.br/

1 de dez. de 2008

Clubbers geram eletricidade dançando

O Club Watt, em Roterdan (Holanda), tem um novo tipo de pista de dança, que capta energia gerada pelos saltos e giros e a transforma em eletricidade. Criaçao da Sustainable Dance Club. A energia produzida por uma pessoa dancando é de cerca de 20 watts, portanto duas pessoas poderiam acender uma lampada.
(The New York Times - Folha de SP - 1/12/2008)

30 de nov. de 2008

Gerando C02

Um escritório de 500 m2 , durante um ano, tem uma emissão equivalente a 50 ton CO2 (considerados somente consumos com energia elétrica, ar-condicionado, lixo produzido);
Uma frota de automóveis de 50 veículos, durante um ano, tem um consumo equivalente a 750 ton CO2;
Um concerto para 50.000 espectadores tem consumo equivalente a 700 ton CO2;
Uma conferência para 150 participantes, sem viagens internacionais, tem um consumo equivalente a 10 ton CO2.

Reuniao em Poznan - Polonia

Hoje tem inicio a reuniao sobre mudanças climáticas em Poznan - Polonia.
Para se ter uma ideia, a projeçao de emissao de CO2 em bilhoes de toneladas mundial é de :
2008 = 47, 2030 = 66, 2050 = 88.
Para manter o aquecimento global abaixo de 2 graus C, temos que reduzir a nivel global as emissoes em %.
2008 = 57 %, 2030 = 70 % e 2050 = 77 %
Outro dado importante, para atingir as metas mundiais, precisa estabilizar as emissoes em 2,2 toneladas de CO2 per capita.
Hoje Estados Unidos e de 21,5 ton per capita, China é de 5,7 ton per capita
Site da reuniao
http://www.cop14.gov.pl/index.php?lang=EN

Londres lança orçamento de Carbono

Para ser aprovada lei da reduçao de CO2 como parte do orçamento. Meta será reduzir até 80% em 2050.

25 de nov. de 2008

Como reduzir a temperatura do PLANETA

Como todos sabem, o aquecimento global vem trazendo grandes problemas para todos. Uma forma facil de ajudar a reduzir a temperatura e reduzir o Co2 emitido na atmosfera. Mas outra coisa que se pode fazer :

Veja o site http://www.onedegreeless.org/