11 de jul. de 2009

Água nova obsessâo Verde ( Pegada de Água)


Agora as empresas se deram conta que a água é vital para o nosso futuro. Após as empresas (algumas) trabalharem em calcular as emissões de CO2, agora estão buscando saber o quanto gastam de água em seus produtos. O consumo de água é bem superior a que todos pensam, pois o ciclo de produção é muitas vezes longo e de alto consumo. CO2 pode-se neutralizar, mas água ?????. Uma empresa a Elovena, fabricante de cereais, finlandesa, mediu o uso de água para a produção da linha Elovena- dos campos de aveia até a venda final em supermercados. Com isso ela colocou a sua pegada de água em suas embalagens. Para fabricar 100 gramas de aveia em flocos, são consumidos 101 litros de água. Outro cálculo foi feito pela Levi Strauss, que para fabricar uma jeans modelo 501 consome quase 2.000 litros de água.
Cabe a todos pensarem muito bem de como usar a água que ainda temos.
Este tema já havia sido abordado pelo blog do meu grande amigo Iorio (diário de bordo, em 29/03/2009)

2 comentários:

Antonio disse...

Caramba ..... Não sabia disto, onde posso buscar este tema mais em detalhes pois se um jeans e tudo isso, imagina 100 gr de carne de vaca ?????????

Diário de Bordo disse...

Nem te conto. Estou lendo "Água, PActo Azul" de Maude Barlow, altamente recomendável pra quem gosta de interar-se das coisas... depois de ver os números sobre a disponibilidade de água doce e tendências, chego a ponderar que nossa entrada na era de Aquário será muito mais dolorosa do que eu imaginava... continuemos na luta soldado!