11 de nov. de 2009

Notícias de Phoenix - 10/11 - parte 2

Hoje tive a oportunidade de assistir algumas palestras, que me chamaram muita a atenção. Vou colocar aqui alguns pontos, que creio serem dos mais importantes sob meu ponto de vista. Como todos sabem este congresso e de construção sustentável.
* Devido ao problema climático, muitas cidades estão trabalhando no desenvolvimento de projetos complexos, para enfrentar os riscos climáticos (Londres, Tóquio, NY, Phoenix, etc...),
* A cidade de Phoenix verificou um dado assustador. Por ser uma cidade no meio do deserto, as noites sempre foram de temperatura amena no verão. Nos últimos 3 anos, verificou-se que a temperatura a noite (verão), tem se elevado de tal maneira que o uso de ar condicionado tem ocasionado uma elevação no consumo de enregia que não estava previsto. Isso ocasiona graves problemas de abastecimento energético. Além disto, pessoas estão sendo afetadas em sua saúde.
* A cidade de Phoenix estuda vários cenários devido as mudanças climáticas, para poder sobreviver de hoje a um futuro, para que seus habitantes possam viver.
* Muitas cidades no mundo não estão levando em consideração os riscos climáticos em seus projetos de produção e consumo de energia e água. Com isso, os projetos de hoje não serão válidos para os próximos 5 anos. Exemplo de um edifício projetado com um sistema de ar condicionado hoje, poderá não ser suficiente para operar num futuro bem próximo, devido as mudanças de temperatura externa.

Nenhum comentário: