Após muito trabalho, conseguimos ter a norma ASHRAE em portugues.
Abaixo o momento do início deste grande trabalho:
"Iniciativa vai auxiliar na capacitação de profissionais e disseminação do conhecimento técnico sobre eficiência energética
O Green Building Council Brasil e American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers (ASHRAE), voltada para eficiência energética, acabam de firmar uma parceria para promover o conhecimento de práticas que beneficiem o meio ambiente e o aumento de construções ecologicamente responsáveis e sustentáveis no Brasil. O acordo prevê a tradução e distribuição de uma das regulamentações da Sociedade, além de cursos, palestras e eventos para expandir informações sobre aquecimento, refrigeração e ar condicionado.
Segundo Thassanee Wanick, fundadora e presidente do Conselho Deliberativo do GBC Brasil, esse contrato aumenta a credibilidade da organização no país e no mundo e alavanca o trabalho da busca de incentivos ao mercado da construção civil sustentável, uma vez que a ASHRAE é reconhecida internacionalmente por suas ações em prol da eficiência energética nos edifícios.
Além disso, o Standard ASHRAE 90.1 de 2007, que será traduzido para o português - e poderá ser utilizado por profissionais que atuam com projetos e construções elétricas - é a base da análise energética da certificação LEED na categoria Energia e Atmosfera. “Nossa intenção é disseminar o conhecimento técnico de forma inclusiva, para que cada vez mais profissionais do setor, empresas e construtoras possam desenvolver uma nova cultura focada na eficiência e preservação de recursos naturais”, afirma Thassanee.
Para isso, o GBC Brasil ajudará a capacitar profissionais da área a preservar recursos naturais necessários para a geração de energia, assim como diminuir a geração de poluentes oriundos dessa produção. A ASHRAE também é a base da Lei de Eficiência Energética 10.295/2001, que gerou o Programa para Etiquetagem de Edifícios (Procel Edifica), que entrará em vigor no Brasil em 2012.
“Além de iniciar o desenvolvimento de programas educacionais, queremos ampliar ainda mais a parceria e traduzir também o Standard 62.1, que é base para garantir a qualidade ambiental interna dos edifícios”, ressalta Thassanee. Além do Brasil, os GBCs dos Estados Unidos e México também fizeram um contrato de cooperação com ASHRAE.
Assinatura da Parceria em Nova York, USA
Marcos Bensoussan (SETRI Sustentabilidade), Manoel Gameiro (Diretor - Trane), Jeff H. Littleton (Executive Vice-President Ashrae), William A. Harrison (President-Elect Ashrae), Kent W. Peterson (President Ashrae), Thassanee Wanick (Fundadora e Presidente do GBC Brasil)
Um comentário:
Não sei o texto que gerou dúvidas, mas achei melhor esclarecer.
O programa de etiquetagem de edifícios é voluntário e já está em vigor para os edifícios comerciais, de serviços e públicos. Outra informação importante é que ele faz parte do PBE/INMETRO.
Mais informações no site: www.labeee.ufsc.br/etiquetagem
e www.inmetro.gov.br/consumidor/produtosPBE/EdificiosComerciais.asp
Postar um comentário