26 de fev. de 2011

Lembranças

Hoje arrumando algumas coisas, encontrei um relatório que fiz para meu chefe em 1993. Naquela época já falava de Qualidade na área de serviços e algumas ações na área ambiental, muito parecido com que hoje falamos de Sustentabilidade. Os tempos eram outros, mas a ideia sem dúvida não mudou. Foi muito legal ler este documento, me deu mais forças para trabalhar ainda mais pela Sustentabilidade.

24 de fev. de 2011

Sustentabilidade

Cada dia que passa eu escuto que o tema está crescendo e que muitas empresas estão trabalhando duro no tema. Isso seria muito bom se realmente os esforços tragam resultados. Não podemos confundir Sustentabilidade com programas de ação social ou patrocínio de atividades ecológicas. Os dois fazem parte de um plano de Sustentabilidade, mas não é só isso. Me preocupo muito com o tema e somente um Projeto claro de Sustentabilidade, pode levar a sucesso. Creio muito que em 2011, muitas empresas vão perceber que só marketing não resolve. Ação é o que vale.

15 de fev. de 2011

Legionella em Los Angeles - Mansão da Playboy

As últimas informações dão conta que a contaminação exitiu e pod ehaver um númro maior de infectados. O possível causador seria o equipamento de nebulização de água usado na festa. Este equipamento é muito utilizado (spray de água junto a um ventilador), inclusive em restaurantes, parques públicos, em algumas praias, etc... Este processo de spray é um dos mais perigosos para a proliferação da Legionella.

Artigo de hoje:


Playboy Mansion Party Guests Sickened; 5 Facts About Legionellosis
It's not the disease you'd expect to pick up at the Playboy Mansion.

According to the Los Angeles Department of Health, the mysterious illness that sickened at least 170 people who attended a fundraiser at the Playboy Mansion on Feb. 3 is legionellosis. The Health Department has yet to confirm that the Playboy Mansion is the locus of the outbreak, however, as all the attendees who have fallen ill were also together at a conference in Santa Monica, Calif. Still, some guests of the event say they suspected that fumes from a smoke machine used at Hugh Hefner's famous pad made them ill.

With help from the Centers for Disease Control and Prevention, Surge Desk rounded up a few facts on this airborne bacterium.

13 de fev. de 2011

Playboy Mansion visitors hit with mystery illness - legionela

L.A. County health officials are investigating a possible respiratory infection outbreak after dozens of illnesses are reported by people who attended a recent fundraiser.
Many who have reported falling ill after the event suspect that their symptoms are related to legionellosis, or Pontiac fever. A milder form of Legionnaires' disease, legionellosis is caused by a bacterium that grows in warm water and can take root in hot tubs or parts of air-conditioning systems, according to the Centers for Disease Control and Prevention. The bacteria are not spread from person to person, according to the CDC, but are instead inhaled in water vapor.
Some of those who became ill said they suspected a fog machine that was used at the party.
DN Journal, a website that reports on Internet domain commerce, broke the story when it wrote that a Swedish attendee returned home and tested positive for the Legionella bacterium.

Bem Interessante

Reciclagem, vale a pena conhecer a TETRACYCLE

http://www.terracycle.com.br/about_us


Recomendo dar uma olhada no que eles fazem.

10 de fev. de 2011

Reciclagem de bitucas de cigarro

ONG coleta bitucas em cinzeiros e as transforma em papel com a ajuda de cooperativas
Depois do papel feito com sementes, que pode ser picado e plantado, o Instituto Papel Solidário bolou uma nova forma de reciclagem: folhas feitas de bitucas de cigarro. Em parceria com empresas, cooperativas e com o Movimento Nacional de Catadores, a ONG coleta matéria-prima em cinzeiros e calçadas sujas. O projeto piloto, batizado de Rede Papel Bituca, começou em Pinheiros, zona oeste de São Paulo. A ONG quer chegar a 2.500 pontos de coleta.

Papa-Bituca
A coleta do lixo é feita com o equipamento batizado de Papa-Bituca, uma espécie de cinzeiro que armazena até 5 mil unidades e facilita o trabalho dos catadores de lixo reciclado. Diversos modelos foram instalados em lojas, bares e restaurantes da zona oeste de São Paulo.

Cooperativas
Após a etapa da coleta, todo o material é levado para cooperativas ou ONGs envolvidas no processo de produção do papel bituca. A entidade treinou trabalhadores de comunidades para reciclar as bitucas. Com essa inclusão, o projeto ajuda a gerar renda para esses grupos.

Sem nicotina
Nas cooperativas, a bituca passa por um processo químico de limpeza e esterilização. É quando se separa a parte reciclável (a fibra de celulose e o papel) do fumo ainda presente no material. Também são eliminados o alcatrão e a nicotina, que alteram a cor das fibras celulósicas.

Na papelaria
O resultado desse processo é uma massa de celulose que, esticada sobre telas e após secagem ao sol, se transforma numa grande folha de papel. Ela serve de matéria-prima para produtos como descansos de copo, brindes ecológicos e toalhas descartáveis.

fonte: www.estadao.com.br

8 de fev. de 2011

CLIENTE

Venho tentando convencer meus amigos e muitas empresas a utilizarem a palavra CLIENTE sempre com letras maiusculas. Este trabalho já vem de mais de 20 anos. Hoje, vejo muitos dos meus CLIENTES e outras empresas, utilizarem esta forma de se relacionar com o CLIENTE. Legal. Fico feliz de ver que não é só o nome da empresa que é escrito em letras maiusculas, mas agora vejo tambem a palavra CLIENTE.

4 de fev. de 2011

Large Cooling Water Systems with "Green" Nonchemical Devices Need Monitoring, Legionella Expert to Present Pitt Study Results at CTI Conference

Cooling towers for hospitals, hotels, and other large commercial buildings provide the perfect environment for bacterial growth. These conditions include: water temperature; biofilm caused by scale and other organic material; stagnant water; pooled water in fittings, piping, and, gaskets. To date, most of these cooling water systems aren’t tested for Legionella—the bacterium that causes Legionnaires’ disease. According to numerous studies, of those water systems that have been tested 40 percent to 60 percent contained Legionella (http://en.wikipedia.org/wiki/Legionellosis).

Stout, a leading expert in detection and prevention strategies for Legionnaires’ disease, recommends adding chemical treatment, when needed, as one possible measure to control microbial growth and prevent a potential health hazard.

Currently, both CTI and ASHRAE (http://www.ashrae.org) are reviewing the adoption of standards for Legionella. At the CTI conference, attendees will discuss CTI Standard 159 – Legionellosis: Related Practices for Evaporative Cooling Water Systems.

2 de fev. de 2011

Foto bonita, mas .........


Esta foi parte da nevasca em NY. Chicago foi atingida por uma das maiores dos últimos anos. Brasil com calamidade todos os dias. Austrália esperando um tufão. Alguem duvida de aquecimento global ?

Sabão sem fosfato, ajuda o meio ambiente

O Walmart lança na próxima semana um novo produto na categoria de limpeza da marca Bom Preço - sua marca própria. Além de chegar às gôndolas com preços entre 15% a 25% mais baixos em relação aos concorrentes, o produto agrega um diferencial em sustentabilidade, levando ao consumidor mais uma opção de compra consciente. O sabão não possui fosfato em sua fórmula, componente prejudicial, especialmente à vida aquática. O produto estará à venda em embalagens de 1kg 9 (R$ 3,48) e 3kg (R$ 9,38) e contém branqueador ótico e formulação exclusiva que ajuda na remoção de manchas difíceis.

Além da marca Bom Preço, o Walmart conta com as linhas Sentir Bem de produtos saudáveis e Equate, marca exclusiva de higiene pessoal, beleza e cuidados para o bebê. Atualmente a rede possui mais de 12 mil itens de marca própria em mais de 180 categorias entre alimentos e não alimentos. [www.walmartbrasil.com.br ].

1 de fev. de 2011

FGV e Walmart desenvolvem cursos gratuitos sobre Sustentabilidade

O FGV Online e o Walmart Brasil desenvolveram juntos três diferentes cursos gratuitos, sob o tema Sustentabilidade, para aulas à distância no projeto intitulado “Walmart e FGV: O papel de cada um na sustentabilidade”. Os cursos farão parte do conjunto de programas oferecidos pelo FGV Online por meio do Open Course Ware Consortium (OCWC), consórcio de instituições de ensino de diversos países que oferecem cursos e materiais didáticos, de forma gratuita, para qualquer usuário de internet.

O primeiro curso, lançado hoje(01/02), “Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão”, tem duração de cinco horas e aborda a importância do consumo responsável para a sustentabilidade. Os módulos abordam os temas: Recursos Naturais, Qualidade de Vida, Desenvolvimento Sustentável, Consumo e Sustentabilidade e Cotidiano Responsável.

“Sustentabilidade faz parte do negócio do Walmart e está inserido em toda a empresa, norteando ações direcionadas aos seus funcionários, clientes, fornecedores e demais públicos. Com os resultados da pesquisa ‘Sustentabilidade aqui e agora’, desenvolvida pelo Walmart e Ministério do Meio Ambiente, ficou ainda mais evidente a necessidade de informação que o consumidor precisa, já que, entre outras coisas, o estudo mostrou que mais da metade (52%) dos entrevistados disse ser ‘mais ou menos’ informados sobre o meio ambiente. Por conta disso, o Walmart tem diversas iniciativas voltadas também para a conscientização e educação do consumidor. Uma delas, da qual tenho muito orgulho em participar do lançamento, são os cursos online em parceria com a FGV, uma das instituições de ensino mais respeitadas do Brasil, através dos quais vamos dar mais fácil acesso ao tema sustentabilidade”, diz Camila Valverde – Diretora de Sustentabilidade do Walmart Brasil