29 de abr. de 2012

Crea-RO alerta sobre a importância da manutenção do ar condicionado

Realmente me deixou mais animado, CREA de Rondônia realizando avaliação de sistemas de ar condicionado, não seria importante todos os estados fazerem o mesmo ? Vocês tem ideia das condições de alguns sistemas de ar condicionado que você frequenta todos os dias ?
Mais uma vez se fala na Legionella, pois bem, ainda existe confusão sobre esta importante bactéria.
Qualidade do Ar de Interiores como é tratada pela Portaria 3523 e RE09, não tem nada com a Legionella. Não será por estes dois mecanismos que vamos reduzir o risco da contaminação da Legionella.
Mas vale divulgar o que o CREA-RO está fazendo.

Sexta-Feira , 27 de Abril de 2012 - 15:14     
 
Uma das atividades fiscalizadas pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Rondônia (Crea-RO) é a manutenção de ar condicionado. O Crea-RO vêm alertar a sociedade sobre a importância de realizar periodicamente a manutenção desses equipamentos, pois a falta de limpeza poderá ocasionar diversos danos a saúde e levar ao surgimento de várias doenças, tais como, bronquite, desencadear crises de rinite, doenças respiratórias, como também, uma doença pouco conhecida e muito grave que pode levar o indivíduo a morte, a chamada Síndrome do Edifício Doente (SID).
Ao considerar a necessidade de manter a qualidade do ar de interiores em ambientes climatizados, o amplo crescimento da utilização de sistemas de refrigeração, a preocupação com o bem estar, saúde e o conforto das pessoas que ocupam ou transitam por esses locais, o Ministério da Saúde, através da portaria n° 3.523, do dia 28 de Agosto de 1998, determinou a criação de um Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) para ambientes refrigerados. Este plano contém medidas básicas referentes aos procedimentos de verificação visual do estado de limpeza, remoção de sujeiras por métodos físicos e manutenção do estado de integridade e eficiência de todos os componentes dos sistemas de climatização para garantir a qualidade do ar de interiores e prevenção de riscos à saúde das pessoas que ocupam esses ambientes climatizados.
O Crea-RO está intensificando a fiscalização dos empreendimentos que possuem centrais de ar condicionado e sistema de refrigeração com objetivo de coibir o exercício ilegal da profissão, pois a instalação e manutenção destes equipamentos é uma atividade técnica do sistema Confea-Crea. As empresas e profissionais que atuam neste ramo são obrigadas a providenciar o registo no Crea-RO, bem como registrar a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) periodicamente conforme Lei Federal 6496/77. “Com isso, o Crea atua no seu objetivo principal que é coibir o exercício ilegal da profissão com intuito de defender a sociedade dos maus profissionais”, disse o assessor de fiscalização, Siguimar da Cruz.
Síndrome do Edifício Doente (SED)
Em 1976, cerca de 200 legionários veteranos que comemoravam a independência dos Estados Unidos estavam reunidos em um quarto de hotel onde 182 pessoas foram detectadas com um quadro respiratório agudo. Desse número, foram a óbito 29 pessoas. Esse quadro foi denominado de Legionelose, onde pesquisas realizadas implicaram na descoberta da bactéria chamada Legionella, que havia sido aerolizada a partir do sistema de ar condicionado central do edifício.
A partir daí, a preocupação tornou-se mundial, e na década de 80, o comitê técnico da Organização Mundial da Saúde (OMS) passou utilizar o termo Síndrome do Edifício Doente (SED). Entre os principais sintomas estão a fadiga, dores de cabeça, ardência nos olhos, irritação no nariz, garganta, entre outros. O edifício é considerado doente quando cerca de 20% das pessoas que o ocuparam o local apresentarem alguns destes sintomas.
Em virtude disto, o Crea-RO alerta sobre a importância da constante manutenção no sistema de refrigeração afim de evitar que esses problemas tornem-se ameaças para as pessoas que freqüentam os locais que estejam climatizados.
obs: No artigo fala sobre contaminação da "legionella a partir da mesma ser eerolizda a partir do sietam de ar condicionado central do edifício".
Esta afirmação não é correta. Correto no caso foi que a Torre de Resfriamento que utiliza água, a mesma estava contaminada e produção de aerosol na torre foi espalhada pelo ambiente e foram estas gotículas de água que contaminaram os Legionários no hotel e nas ruas próximas.

Nenhum comentário: