11 de mar. de 2013

ASHRAE 188 Legionella

A ASHRAE, vem trabalhando a muito tempo com o tema Legionella, devido seu alto risco em Edificações.
No momento, a ASHRAE 188 está em consulta pública nos Estados Unidos em sua fase final.
O Dr McCoy, especialista no tema e um dos principais participantes do comite, estará no Brasil na semana de 15 a 18 de Abril, realizando visitas as autoridades da área da saúde, várias empresas (que adotam o conceito da ASHRAE 188) e fará uma palestra do dia 17/04 em São Paulo.
A SETRI não está medindo esforços para que o mercado brasileiro saiba cada vez mais sobre os efeitos da bactéria Legionella, realizando palestras, participando de congressos e buscando o que existe de mais importante no mercado mundial para que os profissionais no Brasil, possam conhecer e avaliar o quanto a legionella deve ser observada.
No Brasil existe sim a bactéria, a mesma vive na água e se propaga por aerossol e spray (formação de micro partículas de água). Legionella pode provocar doenças respiratórias (Febre Pontiac ou Pneumonia).
Ilustramos abaixo algo que muitos ainda não acreditam.


Alguns locais onde a legionella já provocou graves problemas, sem contar com chuveiros, spa, torres de resfriamento, fontes decorativas, ventiladores com spray de água e demais sistemas que possuam a formação de spray e ou aerossol.

Nenhum comentário: