12 de ago. de 2013

LEGIONELLA em BIOFILMES

Abaixo temos uma definição dentre várias sobre biofilme:

"O que são os biofilmes?
 Nos últimos anos, com o progresso do conhecimento científico, reconheceu-se a formação de biofilmes e seus potenciais danos para a saúde, em diversos segmentos de atividades humanas. Os biofilmes microbianos são comunidades de células aderidas a uma superfície e entre si e embebidas por uma matriz de substâncias extracelulares poliméricas. Estas substâncias poliméricas são produzidas pelos próprios microrganismos, com a finalidade de aumentar a sua chance de sobrevivência em um determinado meio. Estas substâncias de produção microbiana são também denominadas slime.
Na natureza, as bactérias que vivem livres em um meio líquido, onde estão dispersas, são denominadas como bactérias planctônicas. Quando estas bactérias planctônicas estão aderidas a uma superfície, passam a ser denominadas de bactérias sésseis. No estado séssil estas bactérias se diferenciam da sua condição planctônica, porque vivendo em comunidades estruturadas passam a adquirir algumas vantagens de sobrevivência.
O biofilme pode apresentar uma ou mais espécies de microrganismos, dependendo do seu tempo de duração e sua localização. Pode envolver bactérias Gram-positivas, Gram-negativas e leveduras.
A primeira fase da formação do biofilme é a adesão primária a uma superfície. Esta adesão irá depender  tanto de elementos microbianos, como do tipo de superfície e do ambiente no qual a superfície está inserida.
Onde se localizam os biofilmes? 
É reconhecida atualmente a multiplicidade de situações em que os biofilmes ocorrem. Em camadas de solos e ambientes aquáticos eles ocorrem naturalmente. Nos ambientes urbanos, podem estar presentes em sistema de tubulações de água e esgoto, reservatórios de água e edificações. Basicamente, em qualquer ambiente que combine a presença de líquido + superfície + microrganismos, a presença de biofilmes pode ocorrer. Para nós que atuamos na área da saúde, há também uma diversidade de situações possíveis, desde a formação de biofilmes em dispositivos médicos diretamente ligados ao paciente, até a presença dos mesmos em máquinas ou tubulações em contato indireto com o indivíduo."



Torre de Resfriamento

Existe muitas definições e vários temas a respeito dos biofilmes. Como podemos ver nesta definição, temos biofilme até em equipamentos médicos.
Nosso tema foi o estudo que  a SETRI realizou na avaliação da presença da Bactéria Legionella em biofilmes.
Os biofilmes avaliados foram em Torres de Resfriamento (fora da bacia da torre-nas laterais) e em Chuveiros (nos bocais).
Os valores encontrados foram muito acima dos encontrados nas análise da água nos mesmos sistemas. Isso indica (já era comprovado), que o risco dos biofilmes é enorme para a presença da bactéria Legionella.
Vamos continuar nossos estudos para possível publicação de um trabalho.
Lembramos que o biofilme está presente em muitos sistemas que utilizamos no nosso dia a dia e por este motivo, continuamos a informar que a Bactéria Legionella, pode provocar a pneumonia, que é uma doença grave.




Nenhum comentário: