5 de ago. de 2011

Artesãs de São Paulo estão em Araxá para aprender o tear mineiro


Publicado em 04/08/2011 às 13:45 Por MGTV TV Integração
Um trabalho que vem resgatando a arte mineira. Em Araxá artesãs estão trazendo de volta a tradição do tear. E olha que elas têm chamado a atenção até de outros estados. Inclusive um grupo de São Paulo está na cidade para aprender mais sobre a técnica.

Essa curiosidade com o artesanato mineiro trouxe seis paulistas a Araxá. Elas já são artesãs. Também sabem tear, mas contam que o jeito é diferente. Tanta recepção chegou a emocionar a artesã Ana Maria Bensoussan.

Minas foi o estado que mais absorveu a arte de tecer manualmente. Elas descobriram o tear araxaense por meio de uma matéria feita pelo repórter César Campos. Segundo a artesã Vanda Agnesini, a receita mineira não é tão fácil. “É diferente, difícil”, diz.

Em Araxá, a Fundação Cultural Calmon Barreto tem essa preocupação de não deixar a tradição morrer. Uma das professoras, a artesã Celina Aparecida Ferreira, aprendeu com a família e está orgulhosa de poder ensinar. Tudo que as aprendizes estão conhecendo é anotado com cuidado. Estão desafiando a capacidade de criação.

Todo o aprendizado impressionou as alunas de São Paulo. Desde a forma de entrelaçar os fios, até o rústico tear. A artesã Eloísa de Freitas contou que em São Paulo o ateliê delas é em apartamento, tudo muito apertado, então o aparelho de tecer é bem diferente.

http://megaminas.globo.com/2011/08/04/artesas-de-sao-paulo-estao-em-araxa-para-aprender-o-tear-mineiro

Nenhum comentário: