Uma tese de doutoramento realizada na Universidade de Coimbra, que partiu da análise a 51 escolas primárias daquele concelho, concluiu que estas apresentam níveis muito elevados de partículas atmosféricas em suspensão, que podem criar problemas de saúde nas crianças.
Os 1.019 alunos das escolas primárias - públicas e privadas - analisadas, aquando das medições da qualidade do ar no ano letivo 2010/2011, encontravam-se expostos a níveis superiores à concentração máxima de referência (CMR) de PM2,5 (partículas atmosféricas em suspensão) e "praticamente a totalidade dos alunos" (com exceção de 35 alunos no outono/inverno) estavam expostos às PM10 (partículas inaláveis, que constituem também um elemento de poluição atmonsférica), concluiu a tese da investigadora Ana Ferreira, intitulada "Qualidade do ar interior em escolas e saúde das crianças".
As PM2,5 são as partículas presentes no ar que mais preocupam Ana Ferreira, por serem de "menor dimensão e porque, ao serem alojadas nos bronquíolos, podem causar graves problemas de saúde".
A própria Organização Mundial de Saúde considerou estas partículas como um dos poluentes "mais graves em termos de saúde pública", disse à agência Lusa a investigadora, que, no seu projeto, verificou a presença de "rinite alérgica, asma e dificuldades respiratórias" nos alunos, em salas com concentrações de partículas acima da CMR.
O estudo registou também concentrações médias de dióxido de carbono "muito acima da concentração máxima de referência" nas salas de aula, chegando, por vezes, "a ultrapassar duas a quatro vezes o valor de CMR", disse à agência Lusa a também vice-presidente da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra.
Os alunos mais expostos apresentaram "valores de falta de concentração significativamente superiores face às crianças não expostas", tendo-se também registado "a presença de dores de cabeça, tonturas e irritação das mucosas dos olhos", entre outros sinais.
Ana Ferreira registou ainda compostos orgânicos voláteis presentes nas salas e temperaturas e humidade "alteradas", face ao valor de referência.
Segundo a investigadora, o principal problema "é a falta de ventilação existente nas escolas", sendo que no outono e inverno, com as portas e janelas fechadas, "os poluentes ficam acumulados nas salas de aula".
O pavimento de madeira antigo, o uso "da vassoura em vez do aspirador" na limpeza, a degradação das infraestruturas e a utilização de quadros de giz são outros dos fatores que podem levar aos níveis registados na investigação.
A investigadora salientou que em 2013 a legislação relativa à qualidade do ar foi alterada, "abolindo-se por completo a obrigação de se certificar e auditar os edifícios", sendo "um retrocesso político grave".
"Falou-se do amianto, mas este não é o único nem o mais perigoso poluente do ar", realçou, defendendo que a autarquia deveria atuar e investir na ventilação dos edifícios, ao mesmo tempo que se deveria encetar um "trabalho de prevenção" nestes locais.
Ana Ferreira questionou também a possibilidade de, "com o aumento do número de estudantes por sala", se diminuir a qualidade do ar.
As 51 escolas públicas e privadas de Coimbra em que foi medida a qualidade do ar estão a funcionar, à exceção de Vil de Matos.
Contactada pela agência Lusa, a Câmara de Coimbra referiu que pretende ter acesso ao estudo e analisá-lo, para eventualmente, depois, tecer algumas considerações.
EM PORTUGAL ESTÃO ESTUDANDO, NO BRASIL PRECISA DE FISCALIZAÇÃO POIS JÁ TEMOS LEGISLAÇÃO.
PORTARIA 3523 E A RESOLUÇÃO 09
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