12 de dez. de 2010

Lei Telhados Brancos


Numa época em que o ecologicamente correto dita a moda em diversos aspectos, morar também deve estar inserido nessa nova ordem. As variadas formas de sustentabilidade, desde o reaproveitamento da água até formas alternativas de energia para a casa, juntam-se a uma forma natural de conter o calor e, ao mesmo tempo, decorar o imóvel. Cada vez mais comuns nas cidades, os telhados brancos – ou até de outras cores, mas sempre com tonalidade clara – ganham o gosto e a casa de gente com preocupação não apenas em ornamentar o lar, mas também de cunho ambiental.
É que a cor branca absorve os raios solares em menor quantidade, combatendo as chamadas “ilhas de calor” – fenômeno climático comum em concentração de asfalto e concreto – e minimizando as altas temperaturas também dentro das casas.
A adesão pode ser constatada com um simples passeio pela cidade, repleta de casas, principalmente as novas construções, com telhados brancos ou demais tonalidades claras. A ideia ganhou ainda mais força nesta semana, na capital do Estado.
Os vereadores paulistanos aprovaram, semana passada, um projeto de lei que obriga as novas construções a adotar a pintura branca dos telhados como padrão.
Segundo o vereador Antônio Goulart (PMDB), autor da proposta, que ainda depende da sanção do prefeito Gilberto Kassab (DEM), a temperatura em São Paulo poderia ser até 2ºC menor, se toda a cidade adotasse os telhados brancos.
Além do projeto paulistano, a própria Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) mantém parceria com a ONG Green Building Council Brasil para a construção de casas populares nesses moldes.
Em Bauru, entretanto, de acordo com o setor de engenharia do escritório regional da companhia estatal, ainda não há projetos nesse sentido.
Segundo estudos da ONG, divulgados semana passada pelo jornal O Estado de S.Paulo, os telhados correspondem a 25% dos terrenos das cidades.
Contudo, bauruenses também já optam pelas coberturas mais claras. Numa loja de construções da cidade, é grande a procura por impermeabilizantes que clareiem as telhas e, respectivamente, refresquem o ambiente nas residências.
“Telhado claro repele o calor e temos procura por produtos agora já fabricados a base de água”, comenta Fábio Rogério de Souza e Silva, vendedor de um estabelecimento do ramo de construção em Bauru.

Um comentário:

viviane zucchini disse...

Atualmente há tintas específicas para telhados. O produto Telhafria, da Mactra, contribui com o meio ambiente, diminui o uso de ar condicionado e ventiladores e minimiza a temperatura interna do imóvel.