26 de mai. de 2011

Surto de pneumonia na Câmara já chega a 48 casos

publicado em 26/05/2011 às 12h32:Christina Lemos, colunista do R7
Também cresceu o número de exames no serviço médico da Casa nas últimas semanas
A deputada Rose de Freitas (PMDB-ES), primeira vice-presidente da Câmara, já não consegue presidir as sessões da Casa sem grande sacrifício para sua saúde. Ela é uma das 48 pessoas infectadas por pneumonia na Câmara dos Deputados, segundo relata a própria Rose.
A deputada retirou-se da cadeira da presidência por volta das 18h nesta quarta-feira (25) e avisou ao deputado Marco Maia (PT-RS) que não está condições físicas de substituí-lo, muito menos em caso de viagem do presidente. Rose está doente há pelo menos duas semanas.
No serviço médico da Câmara dos Deputados, a procura por cintilografia aumentou vertiginosamente nas últimas semanas. Foram cerca de 200 exames deste tipo, segundo a vice-presidente, que está alarmada com o problema.
- Vou pedir uma inspeção no ar-condicionado da Câmara e no sistema de limpeza do carpete. Imagine se estivéssemos diante de uma doença contagiosa?
No Senado, a vítima mais recente foi Magno Malta (PR-ES), que também teve de enfrentar tratamento contra pneumonia. O ar-condicionado da Casa foi contra-indicado pelos médicos que inicialmente trataram o senador Itamar Franco, que enfrentava uma forte gripe
A presidente Dilma Rousseff passou um mês com dificuldades motivadas por uma gripe, mais tarde diagnosticada como pneumonia dupla. Também no caso de Dilma, os médicos recomendaram que ela evitasse o ar condicionado de seu gabinete no Planalto, o que levou a presidente a despachar durante duas semanas a partir da residência oficial, o Palácio da Alvorada.
Bactéria fatal
A falta de manutenção e limpeza nos aparelhos de ar-condicionado em Brasília já produziu pelo menos uma vítima fatal entre autoridades federais: o então ministro das Comunicações no governo Fernando Henrique Cardoso, Sérgio Motta, morto em abril de 98, por causa de infecção pulmonar aliada às suas delicadas condições de saúde.
Ficou comprovado que Motta havia contraído uma das bactérias mais perigosas encontradas nas tubulações de aparelhos de ar-condicionado sem manutenção ou limpeza: a legionella pneumophila, que causa infecções agudas e pneumonia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Temos que tomar cuidado, que fazer ?