19 de out. de 2011

ANÁLISE DE RISCO DA BACTÉRIA Legionella pneumophila

Copyright 2009, Encontro Regional de Higiene Ocupacional – ERHO
Este Trabalho Técnico foi preparado para apresentação no II Encontro Regional de Higiene Ocupacional, realizado no período de 15 a 17 de junho de 2009, em Salvador. Este Trabalho Técnico foi selecionado para apresentação pela Comissão Técnica do evento. O conteúdo do Trabalho Técnico, como apresentado, não foi revisado pela Comissão Técnica do II ERHO.
Resumo
Este trabalho foi elaborado com o intuito de conhecer e divulgar para empresas interessadas, um plano de gerenciamento e minimização de riscos à saúde provocados pela bactéria Legionella pneumophila.
As empresas no Brasil, já conscientizadas da importância de se manter padrões adequados de qualidade de ar de interiores, começam a se preocupar com os riscos associados aos sistemas de água e a transmissão da L. pneumoplila, bactéria que provoca a Legionelose, pode ser encontrada em toda parte. Em determinadas situações, a bactéria pode provocar a doença dos legionários, caracterizada por uma sintomatologia de gripe severa que pode levar a pneumonia, em alguns casos fatal. A contaminação se dá através da inalação de aerossóis contendo a bactéria virulenta. Os sistemas de resfriamento, especialmente as torres, são os primeiros locais de suspeita devido à tendência de emissão de aerossóis, entretanto, a bactéria prolifera em diversos sistemas de água, tais como piscinas, caixas d´água, chuveiros, inclusive os sistemas de distribuição de água potável e sistemas de água de processo.

Nenhum comentário: