19 de out. de 2011

Qualidade do Ar de Interiores em ambientes climatizados

No Brasil, a Qualidade do Ar de Interiores é regulamentada pela portaria 3523 e pela resolução 09 da ANVISA. Muito bem, mas o que isso tem de novo ? Nada, pois continuamos a não respeitar as normas e leis neste Brasil. Em meus anos de trabalho no tema Qualidade do Ar de Interiores, tenho visto coisas que ninguem poderia imaginar. Locais onde frequentamos, estão em estado lamentável quanto a manutenção e a própria Qualidade do Ar. Eu, você ou seja todos nos estamos a merce de ficar doente nestes locais. Não pense que um local de luxo (pode ser qualquer um que possua sistema de ar condicionado) é melhor que os de menos luxo, puro engano.
Não podemos depender somente de leis ou normas para viver, temos que usar também nossa força como cidadão. Recomendo a todos que busquem saber se o local do seu trabalho, o hospital, o hotel, o shopping, o restaurante, etc.... estão cumprindo com que as normas e leis ditam. Isso será para o seu próprio bem. Uma outra coisa interessante é que muitos dizem que não existe verba, não vale a pena fazer, etc... O que mais me impressiona é que o problema afeta também aquele que diz que não tem verba, não vale a pena fazer, isso porque a Qualidade do Ar de Interiores, afeta a todos que estão sob sua influencia, não importa posição, pode ser o CEO ou qualquer outra pessoa.
Uma outra coisa que gostaria de comentar, são os laboratórios que realizam as análises do ar para atender a Resolução 09 da ANVISA. Cuidado na escolha, tem muitos laboratórios que mesmo com grandes credenciais, não realizam corretamente as coletas, provocando erros absurdos.
Lembro também, que ao contratar um laboratório, tenha claro que a função dele é exclusivamente coletar a analisar, nada de comentários ou grandes sugestões para resolver os problemas apresentados. Isso porque, nem sempre o coletor está preparado para isso.
Busque profissionais adequados, empresas confiáveis e não gaste dinheiro. Invista na melhoria da saúde de todos, utilize profissionais e não o menor preço.
Como consultor nesta área, gostaria muito de poder ver resultados de melhoria e não cumprimento de tabela (só porque tenho que fazer).
Uma relação que sempre faço em minhas palestras e cursos, eu sempre pergunto porque tratamos a água de um sistema de resfriamento se não existe lei para isso. Lógico, tratamos para conservar e manter os equipamentos, pois eles custam muito dinheiro e devem operar o maior tempo possível sem problemas. Pois é e a nossa saúde ?
Espero que isso possa ajudar a você que está lendo este desabafo a cobrar uma atitude dos responsáveis dos locais onde você frequenta e possui um sistema de ar condicionado.
obs: Existe tambem as normas da ABNT sobre o tema.

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto muito dos seus comentários, acho mesmo que devemos fazer algo