14 de jan. de 2012

LEGIONELLA - Falsa Segurança

Um dos maiores riscos da Legionella é a falsa segurança que algumas pessoas possam ter. Muitas empresas, aqui falamos das que realizam análise da água (sistemas de resfriamento, água potável, água quente, etc...), acreditam que estão fazendo o que se deve, pois se o resultado é negativo todos ficam com a impressão que estão seguros. Este é a falsa segurança. Não basta sair fazendo análise da Legionella para saber o quanto os sistemas estão ou não provocando risco a saude das pessoas.
Quando coletamos uma amostra de água para análise, o resultado vai ficar pronto entre 14 e 20 dias. Este tempo já foi suficiente para muitas pessoas ficarem doentes ou não. O que quero dizer é que a análise é parte de um processo e não o processo.
Fico muito preocupado com locais que dizem: " Fiz a análise e deu negativo, não corro risco". Puro engano, não será com resultado negativo ou positivo que teremos a resposta.
Em muitos paises, a análise da legionella é parte de um processo e não o ponto central do tema.
Muito cuidado com afirmações que se análise é negativa estou livre de problemas, do mesmo modo, tenho resultado positivo tenho um problema.
Nos casos conhecidos de surtos de legionellose, as análises foram feitas após o ocorrido, com o objetivo de se descobrir a origem da contaminação.
Todo sistema com água é dinamico, você coleta amostra as 14 horas de um dia e obtem um resultado. Se no mesmo sistema, realizamos nova coleta 3 dias depois, tudo pode estar diferente.
Além disto, afirmo que mais de 90 % dos laboratórios no Brasil que dizem fazer a análise da Legionella, não estão capacitados. Esta análise é difícil e requer muita capacitação de quem coleta a amostra e de quem realiza a análise.
Laboratório que coleta amostra de qualquer jeito, não sabem nem o que é Legionella estão realizando análises e comprometendo a saude de muitas pessoas.
Você que é responsável em sua empresa pela área de segurança e saude ou gestor de facilites tenha cuidado em quem confiar. Preços baixos de uma análise de Legionella, pode desconfiar, pois o custo não é baixo.
Fica aqui um alerta, pois já li alguns documentos importantes que indicam fazer análise da Legionella a cada mês ou trimestre ou semestre que está tudo bem. Grande equívoco. Análise é importante como parte do processo de uma Avaliação de Risco (Risk Assessment) por um profissional capacitado.
Laboratórios não devem fazer comentários ou dar sugestões sobre o que fazer com os resultados obtidos, isso para mim é um crime.
Quando vc faz um exame de sangue em um laboratório clínico, o mesmo não fica dando opinião e solução para o seu caso. Quem interpreta é seu médico.
Pense bem sobre o tema LEGIONELLA, ela pode ocasionar problemas e vc pode ser responsabilizado.
Qualquer dúvida estamos a disposição.

Nenhum comentário: