6 de dez. de 2010

iPad, iPod touch, iPhone e similares, vejam só

Computadores do tipo tablet, caso do iPad, que acaba de ser lançado no Brasil, e outros aparelhos portáteis como o iPhone, o iPod touch e outros modelos de celular com tela sensível ao toque podem facilitar a contaminação de pessoas e a transmissão de doenças infecciosas.
Uma tela suja esconde colônias de micro-organismos -desde vírus transmissores da gripe até bactérias que podem provocar problemas como vômitos e diarreias.
As principais causas que tornam esses aparelhos vetores de infecções são o compartilhamento entre usuários e a falta de hábitos de higienização das mãos e dos próprios produtos.
"A partir do momento em que a pessoa coloca a mão na tela é possível transmitir vírus e bactérias ao objeto", diz o infectologista Evaldo Stanislau de Araújo, do Hospital das Clínicas.
Alguém que encoste em um aparelho infectado pode acabar se contaminando, principalmente se o compartilhamento se der num curto intervalo de tempo.
Sim, a possibilidade de transmissão existe em qualquer objeto manuseado por muita gente, mas os aparelhos com tela sensível ao toque têm um diferencial, como diz o infectologista Gustavo Johanson, do Hospital Nove de Julho. "Temos que encostar neles o tempo todo para que funcionem. E a mão é um dos principais elementos de transmissão de doenças infecciosas."

BACTÉRIAS

A revista britânica "Which?" analisou 30 aparelhos celulares e detectou que sete deles apresentavam altos índices de contaminação.
No mais infectado deles havia até coliformes fecais, bactérias presentes nas fezes e que podem não ser eliminadas se a higienização das mãos não for adequada.
"A presença dos coliformes mostra que os maus hábitos das pessoas representam um risco muito maior para elas mesmas do que o próprio aparelho", diz Araújo.
A limpeza periódica da tela é um dos principais cuidados indicados pelos especialistas. Para isso, a Apple, que fabrica o iPad e o iPhone, recomenda o uso de panos levemente úmidos

15 comentários:

Anônimo disse...

Socorro e agora

Anônimo disse...

Que ótimo, não empresto mais para ninguem, obrigada

Anônimo disse...

Onde vende algo para limpar meu lindo IPAD novinho

Anônimo disse...

Isso é verdade mesmo ? e os outros aparelhos celulares etc... tudo a mesma coisa certo ? caramba

Anônimo disse...

Quero meu dinheiro de volta

Anônimo disse...

Isso é verdade, tem gente que fala no celular usando o banheiro até do shopping Ridículo

Carlos Augusto disse...

Realmente temos que tomar cuidado, quantas pessoas estão ficando doentes por não prestarem atenção

Anônimo disse...

Isso é sério, temos que tomar mais cuidado. mas o bom é não emprestar mais nossos Ipadddddddddddddds, minha mulher vai ficar brava

Roseli disse...

Pessoal é só passar sabão, já já alguem vai lançar no supermercado produto de limpeza para os Ipads, Iphones e Itudo

Anônimo disse...

Mais esta, agora tenho que limpar meu IPHONE que nem criança hahahahah

Anônimo disse...

Não gostei de saber disto. Mas isso é verdade mesmo ? de onde saiu isso ?

Anônimo disse...

Obrigado pela notícia

Anônimo disse...

mto interessante o tema, vale a pena prestar a atenção

Edu disse...

como posso comprar algo para limpar meu iPad ?

Rogerio (Brasilia) disse...

To ficando preocupado