28 de jan. de 2015

CENTRO INTERNACIONAL PARA A SEGURANÇA DA ÁGUA NASCE NA UMINHO ( A SETRI APOIA E PARTICIPA)

O Centro de Referência em Segurança da Água Portugal/Brasil (CERSA), pioneiro a nível internacional, é apresentado esta quinta-feira, dia 29, na Universidade do Minho, em Braga. Este projeto é uma parceria entre as universidades do Minho e de São Paulo e quer constituir-se numa referência internacional em segurança da água e saúde pública, ao nível da investigação, formação, auditoria e consultoria, envolvendo os mais diversos agentes e instituições.
 
A sessão de apresentação é às 14h30, no anfiteatro B1 do campus de Gualtar, com as declarações de António M. Cunha, reitor da UMinho; Ricardo Rio, presidente do Município de Braga; Paulo Pereira, diretor do Centro do Território, Ambiente e Construção; Luís Simas, diretor do departamento de qualidade da água da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos; Paulo Diegues, chefe de divisão de saúde ambiental e ocupacional da Direção-Geral de Saúde; Joaquim Poças Martins, secretário-geral do Conselho Nacional da Água; Afonso Lobato de Faria, presidente da Águas de Portugal; José Vieira e Pedro Mancuso, coordenadores do CERSA para Portugal e Brasil, respetivamente.
 
Após um curto intervalo, pelas 16h00 intervêm Rui Godinho, presidente da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, José Martins Soares, presidente da Águas do Noroeste, José Sardinha, presidente da Empresa Portuguesa das Águas Livres; e Alexandra Roeger, presidente da Esposende Ambiente. O encerramento está previsto para as 17h30.
 
O CERSA vai funcionar no Centro do Território, Ambiente e Construção (C-TAC) da UMinho, na Escola de Engenharia em Braga, associando um conjunto de laboratórios, professores e investigadores. O outro polo do CERSA fica na Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo e será apresentado em março, em Brasília, aquando do Congresso Internacional de Segurança da Água, organizado pelo Ministério da Saúde do Brasil.
 
Este centro de investigação surge após a ONU ter reconhecido, em 2010, a água e o saneamento como um direito humano, que deve ser garantido de forma universal para a proteção da saúde pública e da qualidade de vida nas sociedades modernas. O mundo vive uma crescente exigência ao nível do abastecimento de água para consumo humano e no saneamento, o que obriga a implementar novas metodologias de avaliação e gestão de riscos. O site oficial do Centro é http://cersaportal.org


NO BRASIL A SETRI VEM PARTICIPANDO DA CRIAÇÃO DO CENTRO DESDE SEU INÍCIO. NO BRASIL O LANÇAMENTO SERÁ EM BRASÍLIA EM MARÇO.
A SETRI É ESPECIALIZADA EM PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA DESDE 2008 PARA EDIFICAÇÕES E INDÚSTRIAS.
A SETRI TAMBÉM VAI LANÇAR O PRIMEIRO LIVRO SOBRE PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA EM JUNHO DE 2015.

Nenhum comentário: