27 de jan. de 2015

Pode ter LEGIONELLA no sistema de distribuição de água Potável ? PODE

ÁGUA DA REDE DE DISTRIBUIÇÃO NA VILA DE ALMODÔVAR LIVRE DE LEGIONELLA

ALMODÔVAR – A Câmara Municipal relembra que, em setembro de 2014, foi detetada a bactéria Legionella, nas análises realizadas ao abastecimento de água à vila de Almodôvar, cuja responsabilidade é da empresa Águas Públicas do Alentejo.
Nesta data o Município atuou de imediato, de forma a erradicar a referida bactéria da rede, o que foi conseguido com sucesso, e, desde essa data até ao dia 5 de janeiro de 2015, as análises efetuadas não apresentaram parâmetros indicativos da referida bactéria na rede de distribuição.
A 6 de janeiro, na sequência de novas análises, a bactéria Legionella surgiu de novo, embora com parâmetros baixos. Face a estes resultados o Município reuniu de imediato com a Autoridade de Saúde Pública e com a empresa Águas Públicas do Alentejo, exigindo a colaboração destas entidades e a tomada de medidas imediatas para que a água distribuída tenha a qualidade exigida.
Assim, e no seguimento de diversas medidas implementadas, foram feitas novas análises e informamos que recebemos hoje, dia 23 de janeiro, resultados de novas análises onde não consta qualquer valor da bactéria.
Todavia, e de acordo com as boas práticas e delicadeza do assunto em questão, e pese embora os resultados das últimas análises efetuadas serem negativos, o Município vai proceder à desinfeção e purga da rede de água em toda a vila de Almodôvar, como forma de assegurar que não existem resíduos da bactéria ao longo das condutas de distribuição.
Continuaremos a monitorizar e efetuar todos os esforços para que a qualidade da água que distribuímos aos nossos habitantes seja a de melhor qualidade.

OBS: NO BRASIL NÃO SE FALA PORQUE NÃO SE FAZ NADA SOBRE O TEMA.

Nenhum comentário: