10 de nov. de 2014

LEGIONELLA - Brasil


Legionella é um gênero de bactéria presente na água que, quando contamina um sistema de água de uma edificação, encontra condições para apresentar um risco à saúde humana. Ela é capaz de infectar os seres humanos causando dois tipos de doenças: aFebre Pontiac, que se assemelha muito a uma forte gripe (não há casos fatais da Febre Pontiac) e uma pneumonia atípica (que pode ser fatal em 15% dos casos e até 50% quando a infecção ocorre em hospitais) conhecida como legionelose ou mal dos legionários.

Atualmente existem mais de 50 espécies identificadas, das quais a Legionella pneumophila é a mais frequente nos casos clínicos identificados, mas não é a única que pode infectar seres humanos. A Legionella foi identificada pela primeira vez em 1977 após um surto de pneumonia, até então misterioso que ocorreu entre os integrantes da Legião Americana que haviam se reunido no ano anterior na Filadélfia. Foram 221 infectados e 34 mortos.

A infecção ocorre por meio das vias respiratórias, ou seja, o hospedeiro necessita respirar gotículas de água contaminadas pelaLegionella e assim desenvolve-se a infecção pulmonar, que muito se assemelha às pneumonias convencionais o que dificulta seu diagnóstico correto. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa e, dessa forma, há sempre uma fonte de contaminação que pode ser identificada.

Nenhum comentário: