10 de nov. de 2014

PLANO DE SEGURANÇA DA ÁGUA NO BRASIL


água é essencial para a manutenção da vida no planeta e dessa forma é essencial para nós. Mas mais que isso, além de ser necessária para as nossas funções vitais, ela é também necessária para os mais diversos usos e consumos, ingestão, higiene pessoal e higiene dos ambientes (para o consumo humano) mas também é essencial para processos e atividades como transferência de calor, força motriz, irrigação, processamento de alimentos, recreação, entre inúmeros outros.

Contudo, a água também pode representar riscos ao ser humano nas diferentes formas em que ele tem contato com a água, seja pelaingestãoaspiração ou contato. São riscos que são independentes dos usos da água que podem ser tanto biológicosquímicos oufísicos. Tradicionalmente o risco da água sempre foi pensado apenas para os riscos pela ingestão dos sistemas de água potável, porém os riscos à saúde humana pode estar nos mais diferentes sistemas, como por exemplo sistemas de resfriamento que podem possuir alto risco de contaminação por aspiração de gotículas de água contaminadas pela Legionella.

Atualmente, com os modernos conceitos de sustentabilidade, o aumento do reuso de água, o uso indiscriminado de fontes, assim como também a frequente constatação da deterioração geral dos mananciais da água e por outro lado, o aumento da complexidade das instalações de água e usos que exigem cada vez um rigor maior em sua qualidade, os problemas de gestão e operação da água e da sua qualidade passou a ser um problema também para edificações (hospital, shopping center, hotel, condomínio empresarial, data center, indústria, etc), o que antes era uma preocupação de empresas de saneamento ou de grandes indústrias.

Dessa forma, surgiu recentemente no interior da Organização Mundial da Saúde o conceito de Plano de Segurança da Água (PSA) ouWater Safety Plan (WSP). Com a nova complexidade da gestão da água, a verificação passiva dos padrões de potabilidade já não são mais suficientes para um bom gerenciamento da sua qualidade e da sua segurança. Laudos laboratoriais são custosos, pontuais e quando os resultados são emitidos a água já foi consumida e utilizada muitos dias antes.

Nenhum comentário: