22 de jan. de 2013

Análise da bactéria LEGIONELLA na água

Muitos me perguntam sobre se realmente existe Legionella na água aqui no Brasil. Já apresentei em vários congressos que a Legionella está presente na água e isso inclui todo nosso manancial de água.
Existem sim Legionella no Brasil. Existe sim pessoas que ficam doentes. Legionella é um grande problema.
Outro ponto super importante é que alguns laboratórios, não sabem fazer análise da Legionella e isso tem comprometido muito a percepção dos gestores sobre a presença ou não desta bactéria nos circuitos de água.
Legionella vive na água e está na água.
Se você receber um laudo de um bom laboratório dizendo que existe Legionella não é a princípio, nenhum grande problema, consulte um especialista.
O que mais me assusta é quando o laudo vem escrito não detectado ou não existente, isso sim me deixa preocupado, pois ai todos ficam com a falsa impressão que estão seguros.
Quando você for fazer um monitoramento da bactéria Legionella, não olhe o preço da análise e sim da copetencia do laboratório.
Os laboratórios que eu tenho avaliado e acompanhado, eu posso garantir que estão fazendo bem, inclusive alguns realizando grandes investimentos para aprimorar ainda mais as técnicas de identificação.
Não questione a um laboratório que nível de Legionella é bom ou ruim, laboratório faz análise e não deve fazer comentários técnicos sobre este delicado tema.
Continue a monitorar e utilize laboratórios capacitados (cuidado, não quer dizer famoso ou não), consulte um especialista no tema e não qualquer técnico.
Outro grande lembrete é que as empresas de tratamento de água, tratam a água para vários fins e não para acabar com a Legionella, cuidado com falsas promessas.
Não será o cloro (níveis de água potável), que vai resolver a questão da Legionella, cuidado.
Cuide bem dos sistemas de resfriamento (aberto), chuveiros, spa, fontes decorativas, etc... todo local que produz spray ou aerossol de água. Muito mas muito cuidado com este ventiladores e água aerolizada para substituir o ar condicionado isso é muito perigoso.
Se você ainda tem dúvida e quer saber mais sobre a bactéria Legionella, estamos ao inteiro dispor.
Somos uma empresa especializada em avaliação de risco da bactéria Legionella, não vendemos químicos, não vendemos equipamento e não somos laboratório.
Acredite, Legionella está na água.

Um comentário:

Anônimo disse...

que laboratório vc recomenda