26 de abr. de 2012

LEGIONELLA no BRASIL ?????

Mais uma vez venho escrever sobre o tema Legionella no Brasil.
Cada dia que recebo informações de amigos ou pessoas do meio técnico e fico muito preocupado com as informações equivocadas que muitos ainda possuem.
Hoje escutei alguém dizer que no Brasil os casos de pessoas contaminadas pela legionella no Brasil são raras.
Grande equívoco, pois no nosso pais não existe estatísticas e tão pouco controle sobre este grande problema. Então afirmar que não oferece perigo é leviano e perigoso.
Ainda escuto pessoas de alto nível técnico, confundir a bactéria Legionella com a Qualidade do Ar de Interiores, tema que deve ser avaliado com muito cuidado.
Repito a todos que a bactéria Legionella existe no Brasil é uma bactéria perigosa e não deve ser deixada de lado.
Se vamos achar que fazer análise da água é a resposta, todos estão equivocados. O trabalho correto é realizar uma avaliação de risco na Unidade, para depois decidir que procedimentos devem ser feitos para minimizar os riscos. Análise simples da água pode dar a FALSA SEGURANÇA, quando o resultado é Não Detectado.
Lembro que não existe risco zero para a Legionella.
Cuidado com afirmações equivocadas, isso pode levar a conclusões totalmente erradas. Não se brinca com uma bactéria do tipo legionella.
Existem normas, procedimentos, protocolos médicos etc... em vários países, no Brasil exite a sensação de que aqui nada passa.
A ASHRAE acaba de publicar a nova recomendação técnica sobre o tema.
O Brasil é uma pais que possui água e terra. A Legionella vive na água e na terra.
Se você tem dúvidas, estamos a disposição para ajudar.

Nenhum comentário: