19 de fev. de 2012

Dez pessoas estão internadas com vírus adquirido no Navio Armonia

(notícia publicada hoje dia 19/02/2012 em vários jornais, blogs e noticiários da TV)

 A tripulante do MSC Armonia, Fabiana Pasquarelli, de 30 anos, que morreu neste sábado no Hospital Ana Costa, em Santos, já estava doente uma semana antes de ser internada. A informação é do advogado da família, Vicente Cascione.
Atualmente, 10 pessoas, entre passageiros e tripulantes do navio, estão internados no hospital. Todos apresentam problema respiratório agudo. São sete funcionários e três hóspedes da embarcação.

Os casos começaram a aparecer após a morte da garçonete. Ela foi hospitalizada com insuficiência respiratória na última quarta-feira, depois de apresentar sintomas de uma doença viral. O quadro de saúde da garçonete evoluiu para um processo infeccioso generalizado e a tripulante acabou falecendo. Fabiana deu entrada no hospital na quarta-feira, após o fim de um cruzeiro em Ilhabela, no Litoral Norte de São Paulo.
Conforme a MSC, a tripulante Fabiana foi internada na quarta-feira com pneumonia, o quadro se agravou e ela morreu na noite passada. 
Ainda não se sabe qual doença está levando os hóspedes e tripulantes a esse quadro. É provável que o diagnóstico seja revelado apenas após o Carnaval, já que o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, não faz plantão neste período. O laboratório é especializado em doenças infecciosas. Nesta manhã, agentes da Vigilância Epidemiológica de Santos e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) estiveram a bordo para inspecionar o Armonia. Também foram fornecidas doses da vacina tríplice viral - caxumba, rubéola e sarampo - para os hóspedes que desejassem. 


Muitos casos ocorrem de doenças em navios ao redor do mundo, a questão não é estar no Brasil ou não.
Como o caso até agora informado é de infecção grave respiratória, espero que a ANVISA não esqueça de avaliar a possibilidade de ser uma contaminação por Legionella.

Nenhum comentário: