4 de fev. de 2012

LEGIONELLA - Espanha

O caso mais recente divulgado foi na Espanha. Não costumamos ver este tema na mídia brasileira e por isso, continuamos a ter a tal falsa segurança que no Brasil ela não traz problemas. Grande equívoco, no Brasil o número de pessoas infectadas pela bactéria Legionella é muito grande. O que não temos no Brasil é um controle e nem protocolos definidos, para avaliar a extensão da gravidade da Legionella em nosso dia a dia.
Vamos continuar nossa batalha de divulgar e informar, para que que possamos alertar as pessoas.
Mas cuidado com os processos de minimizar os riscos, pois nunca teremos risco zero. Procure sempre um especialista em avaliação de risco, ele poderá ajudar.
Análise da água, para detectar a presença (quantidade) da bactéria Legionella é parte do processo e não o processo. Se você só faz análise e se sente seguro, está cometendo um grande erro.
A notícia abaixo foi publicada em um site de notícias de viagens e está sendo divulgada em toda a internet, ou seja o turisno na Espanha pode e terá problemas.

Dois turistas ingleses morrem de legionária
depois de terem estado em hotel na Costa Blanca
Presstur 03-02-2012 (13h59)Dois turistas ingleses morreram vítimas da doença do legionário depois de terem estado alojados num hotel em Calpe, na Costa Blanca em Espanha, segundo a imprensa especializada britânica, que cita o operador que organizou as viagens.As notícias dizem que de acordo com a Saga Holidays, as vítimas estiveram alojadas no Diamante Beach Hotel e uma faleceu já no hospital, enquanto a outra foi encontrada morta no quarto do hotel para onde tinha sido mudada.
Além destas vítimas, outras três pessoas também estão hospitalizadas em Espanha enquanto uma quarta já recebeu alta.
O operador indicou que outras cinco pessoas que estiveram alojadas recentemente no mesmo hotel receberam tratamento para a mesma doença num hospital no Reino Unido, tendo todas com excepção de uma recebido alta
O porta-voz da Saga Holidays, citado nessas notícias, informou que operador mal recebeu informação de que um cliente que estava alojado no Diamante Beach Hotel estava a ser tratado de uma pneumonia causada pela bactéria legionella enviou um perito em análises e retirou os clientes, acrescentando que um deles não reportou os sintomas, mas veio a falecer no segundo hotel.
O operador disse ainda que contactou outros clientes que estiveram alojado no mesmo hotel e disse para estes contactarem os seus médicos caso tenham sintomas parecidos com os da gripe e descobriu que alguns deles tiveram de receber tratamento em unidades hospitalares no Reino Unido e deixou de enviar clientes para o Diamante Beach Hotel.
A imprensa espanhola noticiou a ocorrência de três turistas ingleses mortos, que faleceram nos últimos dias de Janeiro.
A imprensa espanhola diz que os dados resultaram de uma investigação levada a cabo pelas autoridades sanitárias e de saúde da Comunidade Valenciana ao “surto de casos de legionella” ocorrido em Calpe, indicando que foram registados 14 casos de infecção, de turistas ingleses e quatro de espanhóis.
As notícias da imprensa espanhola também indicam que o estabelecimento hoteleiro foi encerrado para prevenir a ocorrência de mais casos enquanto são avaliadas “medidas estruturais”, embora também tivesse verificado que cumpria “estritamente” com todas as normas em matéria de instalações.
O responsável autárquico (alcalde) de Calpe, Alicante, citado nessas notícias, assegurou que o surto partiu de um “foco isolado”, que “só afectou um estabelecimento e está localizado e controlado”.
O alcalde disse ter ma “mensagem de tranquilidade” e declarou “plena confiança” na actuação das autoridades sanitárias, bem como do hotel.
“O alcalde é conhecedor de que os responsáveis e empregados do estabelecimento actuaram com zelo e grande responsabilidade para garantir a segurança dos utilizadores e colaboraram estreitamente com as autoridades sanitárias”, sublinhou.
Notícia publicada pela internet não do autor do blog

Três turistas britânicos faleceram em Espanha, depois de terem contraído a 'doença do legionário' num hotel na instância turística de Calpe, informou o governo regional de Valência, citado pelas agências noticiosas.
DN GLOBO de Portugal

Novas notícias circulam em jornais em toda a Europa e USA.

Nenhum comentário: